Que efeitos secundários poderá ter a Radioterapia?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Que efeitos secundários poderá ter a Radioterapia?

Mensagem  Madalena em Dom 05 Jul 2009, 14:08

As radiações induzem a alterações cutâneas, podendo surgir: eritema e alteração na pigmentação, formigueiro, prurido, sensação de queimadura e dor.

A radioterapia externa, ainda no decurso do tratamento, pode causar uma radiodermite aguda (eritema, edema, vesiculação, erosão, ulceração e pigmentação e esclerose).

Nos tecidos subcutâneos as radiações induzem edema e fibrose, também afectando os tecidos musculares, dando origem a atrofias e bloqueios articulares principalmente ao nível do ombro.

Devido a este facto é de extrema relevância que enquanto a Radioterapia decorre, caso as lesões causadas por esta não sejam demasiado acentuadas, que se façam exercícios pelo menos 3 vezes por semana, numa classe de exercícios específica, e não só, também realizar exercícios em casa, que o seu Fisioterapeuta deverá indicar.

_________________
*** *** *** *** *** *** *** *** *** *** *** *** *** *** *** *** *** *** *** *** *** *** *** *** ***

..."mas nunca deveremos esquecer que trabalhamos com meios imperfeitos e que onde a técnica não pode alcançar, chegará sempre o amor." (Gregório Marañon)

*** *** *** *** *** *** *** *** *** *** *** *** *** *** *** *** *** *** *** *** *** *** *** *** ***

Madalena

Mensagens : 30
Data de inscrição : 17/06/2009
Localização : Queluz

Ver perfil do usuário http://cancrodamama.do-forum.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum