O que é a Radioterapia?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O que é a Radioterapia?

Mensagem  Madalena em Dom 05 Jul 2009, 13:34

A radioterapia é o ramo da Medicina que usa radiações ionizantes para o tratamento do cancro, tanto com intuito curativo, em que o objectivo é aumentar a probabilidade da cura, como paliativo, para melhorar a qualidade de vida do paciente.

Usa Raios "Y" (Raios Gama - obtidos a partir de substâncias radioactivas – Cobalto, Césio, Irídio) como Raios X de alta energia (fotões), gerados por instrumentos de que é exemplo o acelerador linear.

Designa-se por Braquiterapia, o tratamento efectuado com fonte radioactiva implantada no organismo (tumor ou junto dele), mas se pelo contrário, resulta do recurso à radiação produzida por um aparelho externo, designa-se por Radioterapia Externa.

Em qualquer dos casos o alvo primordial do ataque das radiações é o ADN celular, resultando o efeito terapêutico da relação obtida entre as lesões induzidas no ADN das células malignas e no das células dos tecidos normais, sabendo que o das células neoplásicas é mais sensível a essa destruição. A dose e tipo de radiação a utilizar, dependem da localização, tipo, dimensões e estadio do cancro em causa.

A radioterapia é utilizada isoladamente ou associada às outras técnicas de tratamento do cancro – cirurgia e quimioterapia.

No cancro de mama o recurso à radioterapia é frequente, tanto com Radioterapia Externa como com Braquiterapia, segundo protocolos em uso. Utiliza-se isoladamente ou associada a quimioterapia ou cirurgia. O planeamento é, como sempre, individualizado e as áreas a irradiar, bem como a dose total, dependem do tipo, tamanho e grau de invasão do tumor e do número de gânglios atingidos/analisados.

A radioterapia nos doentes com cancro de mama, melhora a sobrevivência, aumenta intervalo livre de recidivas e por consequência a sua qualidade de vida.

_________________
*** *** *** *** *** *** *** *** *** *** *** *** *** *** *** *** *** *** *** *** *** *** *** *** ***

..."mas nunca deveremos esquecer que trabalhamos com meios imperfeitos e que onde a técnica não pode alcançar, chegará sempre o amor." (Gregório Marañon)

*** *** *** *** *** *** *** *** *** *** *** *** *** *** *** *** *** *** *** *** *** *** *** *** ***

Madalena

Mensagens : 30
Data de inscrição : 17/06/2009
Localização : Queluz

Ver perfil do usuário http://cancrodamama.do-forum.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum